terça-feira, 22 de março de 2011

Dengue x Rio de janeiro

Em três meses, Rio tem mais casos de dengue do que 2010 e 2009 juntos

Segundo secretaria de saúde, capital já teve 8.315 casos da doença este ano.
Cosme Velho, na Zona Sul, é o 14º bairro com o surto da doença na cidade.

Em menos de três meses, o número de notificações de casos de dengue no Rio é maior do que o total dos anos de 2010 e 2009 somado na capital. Desde janeiro já foram notificados 8.315 casos da doença na cidade. Nos dois anos anteriores, somados, foram 5.843 notificações.
O surto da dengue chegou à Zona Sul do Rio, no bairro Cosme Velho, onde 23 pessoas tiveram a doença, somente este ano. A informação é da Secretaria municipal de Saúde. Agora já são 14 bairros da cidade com o surto da dengue.
O surto se dá quando há mais de 300 casos por cada cem mil habitantes. Em Pedra de Guaratiba, já são 1.119,3 casos/ 100 mil habitantes. Os bairros de Saúde, Barra de Guaratiba, Catumbi, Bonsucesso, Anil, Centro, Cocotá, Acari, Santa Teresa, Santo Cristo, Paquetá e Rio Comprido também estão com surto, segundo dados da Secretaria municipal de Saúde.
Menina morreu de dengue hemorrágica no sábado (19) (Foto: Reprodução/ TV Globo)Menina morreu de dengue hemorrágica no Rio
(19) (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Bebê morre de dengue hemorrágicaNo último sábado (19), um bebê de quatro meses morreu de dengue hemorrágica, no Rio de Janeiro, contabilizando 15 mortes pela doença no estado, somente este ano. A menina estava internada no Hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde informou que já são 20.150 casos suspeitos de dengue em todo o estado, desde o dia 2 de janeiro até o dia 12 de março. Procurada pelo G1, a Secretaria estadual de Saúde não confirmou a morte da menina, alegando que o balanço do estado só é divulgado às quartas-feiras.
A Secretaria municipal de Saúde estendeu os dias e horário de funcionamento em 11 postos de saúde localizados em áreas com maior incidência de dengue. Os postos passam a abrir todos os dias da semana (inclusive sábados e domingos), das 8h às 20h. Somente a Policlínica Augusto Amaral Peixoto, em Guadalupe, não funcionará aos domingos.
Municípios com epidemia
Quatro municípios do estado do Rio de Janeiro já apresentam casos localizados de epidemia de dengue, de acordo com informações confirmadas pela Secretaria estadual de Saúde na última quarta-feira (16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário